Quem Somos

O Humanidade é um núcleo que oferece e forma Acompanhantes Terapêuticos. Os A.Ts são profissionais capacitados a atender pessoas em processo de sofrimento emocional ou impedidas de transitar e, consequentemente, de fazer sessões de terapia no setting convencional do consultório ou ambulatório.

O Acompanhante Terapêutico vai até a casa do paciente ou a qualquer outro lugar em que ele esteja. Com base em diversas abordagens, o A.T. atua respeitando a singularidade desta pessoa. O diagnóstico e a medicação são considerados nesta abordagem (incluindo intensa troca de informações entre os médicos e a equipe terapêutica), porém, acreditamos que o verdadeiro encontro, capaz de acolher todas as limitações, é fundamental para aliviar o sofrimento psíquico profundo, para ampliar a compreensão sobre o adoecimento e para restabelecer os vínculos na vida cotidiana.

Trabalho Familiar

Paralelamente, os familiares dos pacientes também podem fazer sessões terapêuticas com os psicólogos do Humanidade, o que facilita o tratamento integrado e a elaboração do impacto da doença no núcleo familiar.

Equipes de AT

O Humanidade conta com uma equipe de Acompanhantes Terapêuticos, em que todos os Acompanhantes Terapêuticos são informados sobre todos os casos, garantindo que os pacientes e suas famílias tenham assistência integrada e imediata no processo de tratamento e, por ocasiões, em situações de emergências.

Socialização Assistida

O Humanidade faz parte de uma grande rede transdisciplinar formada por profissionais de outras áreas e também por instituições parceiras que oferecem inúmeras atividades, facilitando o processo de re-socialização, sempre levando em conta as necessidades específicas de cada paciente.

Formação e Informação

Anualmente são abertas as inscrições para um Cursos de Formação em Acompanhamento Terapêutico, com duração de um a dois anos, aberto aos profissionais da área de saúde ou com interesses afins. Para mais informações clique aqui.

Mensalmente, acontecem palestras com profissionais de várias áreas, abertas ao público em geral.

Semanalmente, as equipes reúnem-se para supervisões e aprofundamentos sobre a prática clínica do Acompanhamento Terapêutico.